terça-feira, 15 de janeiro de 2008

“Cochilando no ponto”

Sabe acredito já ter ido ao casamento de quase todos os meus colegas antigos, ex-namoradas inclusive. Não, não fui de bicão não, fui convidado e tal, tudo certinho. Em alguns fui torcendo pro noivo ser mais calvo ou mais gordinho do que eu. E dos meus colegas então... Já fui até padrinho de grandes enlaces matrimoniais. Digo com sinceridade que foi um prazer. Mas estranhamente, depois que a festa acaba, não tenho muito contato com eles não. Às vezes pelo Orkut, mas muito pouco. Isso não chega a ser uma critica á eles, e talvez se fosse ao contrário eu faria o mesmo. Afinal de contas agora eles estão casados e pertencem á um mundo novo, uma nova dimensão, estão em um ponto diferente da vida. Serão pais e mães de família, e no máximo, irão falar sobre o bebê que esta por vir ou vão me mandar o convite para a primeira festa de aniversário do filho deles. Sem problemas, adoro crianças.
Pois é, eles optaram por seguir um caminho certinho, do tipo, namore, fique noivo, e se case. Tenha uma religião, freqüente uma igreja e seja um bom pai, uma boa mãe dentro dos padrões sociais aceitáveis. Fique dentro da área de segurança, e não ultrapasse a faixa amarela.

E eu... Bom, parece que o tempo passou, e eu deixei que todos os eventos “normais” que deveriam ter se seguido naturalmente, como aconteceu com eles, fossem desfilando na minha frente, sem que eu escolhesse nenhum deles. Agora, é cada um na sua, em seus mundos, em seus ambientes hermeticamente fechados e protegidos de mudanças.





Eu deixei passar e não peguei esse ônibus, to ainda aqui, no ponto, esperando passar um, que me leve onde eu realmente gostaria de estar. Será que vou relutar e depois acabar pegando a mesma condução que todos pegaram, só pra não ser diferente? Não, mas se eu fizer isso, vai ser porque chegou a minha hora, o meu momento, e não por embalo, e não por ter ficado sozinho no ponto.
A gente não programa isso. É como se os itinerários não lhe atraíssem. Só que quando você não faz uma opção padrão, parece que ficou para trás, parece que todos embarcaram, e você ficou, ou então se perdeu no caminho por descer antes do ponto certo... Esse é um sentimento difícil de lidar. Mas posso dizer uma coisa, na qual passei a acreditar, depois de um tempo, e que se resume bem na seguinte frase: “Só quem se perde, encontra outros caminhos”.

Há outros destinos, que podem ser bem interessantes também. Rauzito dizia:

“... é chato chegar, a um objetivo num instante, eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”

Eu sei que não é fácil ser assim, é muito mais fácil seguir o fluxo. Há muita critica e muita aporrinhação. Mas e daí, num foi isso que eu escolhi? A final não somos meras vítimas das circunstâncias, nós escolhemos.
E tem mais, logo não vou me sentir tão só nessa espera. Acredito que vão aparecer outros que compartilham da mesma vontade de ir além, ou de conhecer outros caminhos. E ai, tudo fica muito mais interessante. Enquanto isso, sei que algumas vezes vou pegar o ônibus errado e pedir pra descer de repente, em algum ponto desconhecido da vida.

5 comentários:

Unknown disse...

Langa muito bem.
É fato comprovado que você é um caso para estudo. Poucos conseguem ter visão tão honesta sobre seu momento de vida e ainda apresentar prognósticos, como se auto-medicando.
Não sei o quanto você crê, mas penso que você pegou sim o bonde certo. Está exatamente onde deveria estar. Próximo, bem próximo do seu grande achado, do seu encontro consigo, do seu redescobrimento.
Sejamos franco, todos que te cercaram colaboraram para sua formação, mas nenhum deles foram formados para vestir a sua "beca".
...no futuro só restarão os bravos...

Daniel disse...

Todos a bordo!!!

Rø¢HA disse...

Gostei do q o Edu disse mas minha opnião e quase diferente:
Cara usando a mesma metáfora que vc usou, vc num pegou onibûs nenhum acho que num vai pegar também, vc tá de carro na estraa cara po´rem o onibus "sabe" o caminho vc está descobrindo o caminho encontrando outros , o carro é mais confortável mas é vc quem é o resposável pelas paradas ou se vai pra esquerda ou direita
“Só quem se perde, encontra outros caminhos”.
gostei dessa maxima .
vc tá de carro cara , é sério
abraço
Pedro

Rø¢HA disse...

Lnaga , eu peguei lotação landestina ha ha h cortei caminhos que não deveria cortar ha ha h a

freedom disse...

como eu queria fugir do normal rsrs só pra não precisar ir pra escola como todo mundo kkkkk
tô zuando :P
Olha Langa, sei que sou um pequeno ser insignificante, mais tenho uma opinião: cuidado pra não esperar de mais e quando perceber, já está no fim da vida...
Talvez, valha apena esperar, mais a vida é curta, cuidado, para não diperdiçar tempo, esperando o que vc mal sabe se virá.
beijos
Bel