sábado, 5 de setembro de 2009

Complicado ser Simples




Já reparou como é dificil e complicado ser simples? Primeiro por causa do coceito que se faz de quem tenta ser assim. Por vezes o simples é tido como uma pessoa que não liga para nada, que não tem perspectivas e nem planos ousados para o futuro, não tem ambição, é calmo demais e até tido como preguiçoso, desinteressado e apático. Simples pode parecer pobre culturalmente, ignorante, raso, sem exigências e por ai vai. Uma enorme lista que faz desmerecer o natural, o plácido, o contemplador, o cara mais “orgânico”, enfim aquele que não anda conforme o rítmo banda larga nitro de nossa era.

Sabe aquela coisa de conversar com alguém sem se preocupar o que vai responder simplesmente ouvir*, conversar sem pressa. É complicado ser simples em uma grande metrópole, parece que os ponteiros do relógio caminham mais rápidos, sempre desfavorecendo você.

Quando se é jovem, a gente adora um ritmo puxado. Com um telefone móvel na cintura, bateria carregada, preocupado em saber se onde você esta naquele momento, tem sinal suficiênte para ser encontrado. Isso massageia o ego, sentir-se útil para quem quer que queira te encontrar naquele momento, você atende inúmeras ligações de amigos, parentes, pretendentes. Isso é quase a mesma coisa de estar em um lugar e em todos os lugares ao mesmo tempo. Você esta aqui agora, mas seu “espírito” se vai, quando atende uma ligação, e em muitos casos, não volta. Mas isso tem um preço, que só vemos mais tarde, mais á frente.

A vida se complica em um emaranhado de preocupações em sempre provar que se é o que parece ser sem ter liberdade para ser o que gostaria de ser... Simples. Complica-se porque já esperam isso de você, já contam com esse seu jeito de partir para cima todo hand´s on, abraçando tudo num aperto só. É ai que fica complicado ser simples. Parece que não temos mais essa opção.

Eu não quero ser este simples estereotipado.

Eu já não sei ser simples. Aprendi que o simples não tem graça; Mas a verdadeira simplicidade não esta na pobreza de espirito de alguém que não valoriza livros, cinema, exposições, a cultura em geral. Não. Ai mora a diferença entre o ignorante e o simples. Você pode ser simples e sagaz ao mesmo tempo. Informação e cultura não fazem com que as pessoas se compliquem. Se isso acontece, é porque você já era assim antes, complicado. Não é culpa do conhecimento. Acredito que quem sabe de verdade, quem lê se informa, não precisa bancar o complicado, viver de aparência pra camuflar a falta de alguma coisa. A aparência conta muito hoje, e ai que as coisas se complicam. Não digo apenas aparência física, mas posar de infalível, de bem sucedido, com cara de conteúdo, e não ter nada por dentro, não ser nada, apenas casca. Ai sim essa pessoa precisa se camuflar de complexidade, pra não deixar transparecer o quanto é pobre de espírito.

Ser simples é ser legitimo verdadeiro, assumir erros, assumir quem você realmente é, e não fazer um tipo pros outros verem. Simplicidade é liberdade.

*Frase da canção Tudo Certo do grupo Boca Livre.


Um comentário:

freedom disse...

rsrs é ingraçado esse trocadilho né..
Não quer dizer que ser uma pessoa simples, é simples, pelo contrário... é complicado.